O projeto foi realizado em uma parceria entre o Brics Policy Center – PUC RJ (BPC), Rights Lab da Universidade de Nottingham e a ONG Repórter Brasil. Foram realizadas duas conferências no BPC, no Rio de Janeiro e entrevistas com empresas produtoras de carne e madeira nos estados do Paraná e São Paulo. Foram produzidos relatórios, Guia sobre erradicação de trabalho escravo em cadeias de produção, artigo acadêmico e o filme Mãos à Carne selecionado para premiação do festival de filmes de pesquisa em UK.
Foi realizada no BPC - PUC RJ, em abril 2018, onde estiveram presentes, inspetores do trabalho, promotores, pesquisadores do Rights Lab e da PUC RJ, Comissão Pastoral da Terra, Repórter Brasil, CORE - UK, IMAFLORA e representantes dos setores da carne e madeira no Brasil.
Foi realizada em novembro de 2018, onde estiveram presentes representante da embaixada britânica, Rights Lab, as ONGs Business and Human Rights Resource Centre, Repórter Brasil, CORE UK dentre outros convidados da academia, representantes da sociedade civil e do estado.
Documentário curta-metragem que debate o impacto do trabalho escravo na pecuária brasileira e propõe, por meio de uma série de diálogos com sociedade civil, academia, ONGs e setor público, alternativas de combate. O documentário foi o único latino-americano em língua não inglesa para concorrer na categoria de Melhor Filme de Pesquisa da premiação internacional Research International Film Award 2020, da Arts and Humanities Research Center, do Reino Unido.