Projeto

Inclusão de Empreendimentos de Base Comunitária em Cadeias Globais de Produção

Mecanismos, Parcerias e Impactos.

GT Rio

O projeto foi realizado em parceria com a escola de administração da Universidade de Essex - UK e o Grupo de Direitos Humanos e Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Organizamos Conferências em Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro. Foram produzidos relatórios e artigo acadêmico. Pesquisas de campo foram realizadas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, aonde o Turismo Comunitário e a extração da madeira foram focos e na Reserva Extrativista do Médio Juruá, a atenção voltou-se a cadeia das oleaginosas e pescado.

 

Conferência

Arranjos Produtivos Ribeirinhos: Desafios e Oportunidades

Conferência Manaus

Foi realizada em Manaus na Fundação Amazonas Sustentável, em março de 2017, em uma parceria entre a FAS, FGV e a Universidade de Essex. Estiveram presentes, produtores em unidades de conservação de uso sustentável, representantes do governo do estado do Amazonas, lideranças do Território do Médio Juruá, pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da ONG Grupo de Trabalho Amazônico (GTA).

Conferência

A experiência de Cadeias de Valor Inclusivas no Brasil: Atividades e Parcerias

Foi realizada na escola de direito da FGV - São Paulo, em outubro de 2017, em uma parceria com o ICE – Instituto de Cidadania Empresarial e contou com a presença de professores e pesquisadores, representantes das empresas dos setores de alimentos, cosméticos, vestuário, produtores ribeirinhos e indígenas, ONGs, Fundo Amazônia - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, além de pesquisadores nacionais e internacionais.

Grupo de Trabalho

Indicação geográfica, propriedade e desafios para exportação de produtos de empreendimentos de base comunitária nas unidades de conservação de uso sustentável

Indição geográfica

Foi realizada durante três dias de imersão na região serrana do Rio de Janeiro e contou com a presença de pesquisadoras da Universidade de Essex e Unicamp, lideranças e entidades representativas do Território do Médio Juruá, representantes das ONGs Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Operação Amazônica Nativa (OPAN), Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável , CBEDS , Sitawi - Finanças do Bem e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual - INPI.

Grupo de Trabalho

Indicação geográfica

Edervan Vieira - Técnico ambiental, morador da Reserva Extrativista do Médio Juruá.

Eude Santiago - Coordenador da Secretaria de Repartição de Benefícios do Território do Médio Juruá