O projeto Cidades Globais Livres de Trabalho Escravo – CGLTE tem o apoio do Global Challenge Research Fund do Reino Unido e objetiva a consolidação de rede de pesquisadores e iniciativas locais de impacto, na erradicação do trabalho escravo contemporâneo, seja por via da geração de renda com respeito a dignidade da pessoa humana ou conscientização sobre direitos.
Fruto de uma parceria entre o Centro de Pesquisa em Escravidão Contemporânea do BRICS Policy Centre e o Rights Lab da Universidade de Nottingham, o projeto já atraiu as universidades Eduardo Mondlane na cidade de Maputo e a Chulalongkorn em Bangcoc, com pesquisadores dedicados aos temas do casamento forçado, trabalho doméstico, tráfico de pessoas e exploração sexual.
O Workshop “Global Cities Free of Slavery” foi realizado em 29 de janeiro de 2020 e reuniu os pesquisadores das cidades de Maputo, Bangcoc e Nottingham com lideranças do Morro do Alemão, Favela da Maré e Morro da Providência, inspetores do trabalho, procuradores da justiça do trabalho, secretaria de direitos humanos do Estado do Rio de Janeiro, GPTEC – UFRJ.
I Webinar Global Cities Free of Slavery Partners Forum: a Covid impact analysis foi realizado em 30 de julho de 2020 e reuniu os parceiros das cidades de Maputo, Bangcoc e Nottingham em análise sobre o impacto da pandemia sobre trabalhadores de determinados setores nas respectivas cidades.
II Webinar Global Cities Free of Slavery Partners Forum foi realizado em 29 de outubro de 2020 e reuniu os parceiros e reuniu os parceiros das cidades de Maputo, Bangcoc e Nottingham para discutir os resultados parciais da pesquisa e buscar um consenso sobre uma reorientação das atividades por decorrência da pandemia.
Filme Documentário dirigido pelo cineasta Luiz Eduardo Lerina, realizado no Rio de Janeiro 2019, filmado na Cooperativa Maravilha, Morro da Providência, área portuária com a participação de historiadores e pesquisadores internacionais e nacionais, presentes no I Workshop sobre Erradicação de Trabalho Escravo na PUC RJ.
Realização de quatro relatórios com Diagnósticos sobre Determinantes Sociais de trabalho escravo nas cidades parceiras, em andamento.