Contratada pela Coalizão Brasil para o Financiamento da Restauração e da Bioeconomia (BRBFC) e NIL (https://natureinvestmentlab.org/), a SPinheiro Consultoria finalizou em junho de 2025 estudo sobre “Mapeamento de Empreendimentos de Populações Indígenas e Tradicionais, Fundos Comunitários e Organizações Habilitadoras”. O relatório foi produzido pela equipe da SPinheiro com contribuições de Edervan Vieira, técnico florestal e consultor da ONG – IDESAM, considerações finais e recomendações do BRBFC sobre fortalecimento do ecossistema das finanças climáticas.
O estudo é apoiado em pesquisa documental sobre o ecossistema dos empreendimentos comunitários no Brasil, de universidades e entidades do terceiro setor, e em entrevistas com lideranças locais que descreveram os aspectos mais relevantes de suas atividades, desafios de variadas naturezas e necessidades dos negócios. Após contato com 110 iniciativas foram selecionados 37 empreendimentos para compor portfólio de negócios comunitários geridos por populações tradicionais e de indígenas, Fundos Comunitários e Organizações que atuam localmente e se destacaram como provedoras de serviços agroflorestais nos últimos anos.
Acima imagem sobre áreas de atuações de Fundos Comunitários nos Estados brasileiros - quadro feito pelos autores do relatório.
O relatório destaca atores das finanças climáticas e mecanismos financeiros experimentados em parcerias com negócios comunitários como, Fundos de Investimento Multibiomas, doações combinadas com empréstimos e sistemas de microcrédito como pode ser observado acima.
Acesse o relatório clicando no link abaixo: